quarta-feira, 6 de maio de 2015

Programação do mês de Maio

maio 06, 2015


Datas Comemorativas



1ª de Maio dia do Trabalho

Dia do Trabalho é comemorado em 1º de maio. No Brasil e em vários países do mundo é um feriado nacional, dedicado a festas, manifestações, passeatas, exposições e eventos reivindicatórios. 
 
A História do Dia do Trabalho remonta o ano de 1886 na industrializada cidade de Chicago (Estados Unidos). No dia 1º de maio deste ano, milhares de trabalhadores foram às ruas reivindicar melhores condições de trabalho, entre elas, a redução da jornada de trabalho de treze para oito horas diárias. Neste mesmo dia ocorreu nos Estados Unidos uma grande greve geral dos trabalhadores.





Dia 10 de Maio - Dia das mães

No Brasil, o Dia das mães é comemorado sempre no segundo domingo de maio (de acordo com decreto assinado em 1932 pelo presidente Getúlio Vargas). É uma data especial, pois as mães recebem presentes e lembranças de seus filhos. Já se tornou uma tradição esta data comemorativa.





Dia 13 de Maio - Abolição da Escravatura
no Brasil

Em 13 de maio é comemorado o Dia da Abolição da Escravatura no Brasil. Nesta mesma data, no de 1888, foi sancionada a Lei Áurea, que extinguia a prática da escravidão no país. 
O projeto foi apresentado à Câmara Geral, sendo em seguida votado e aprovado nos dias 9 e 10 de maio de 1888. A lei foi assinada pela neta de Dom João VI, a Princesa Isabel, e também pelo ministro da

Agricultura da época, Rodrigo Augusto da Silva, no Paço Imperial. 
O Brasil foi o último país do continente americano a abolir a escravidão completamente 

 

0 comentários:

Postar um comentário

 

© 2013 Biblioteca Infantojuvenil Monteiro Lobato. Traduzido Por: Template Para Blog - Designed by Templateism

Back To Top