terça-feira, 2 de dezembro de 2014

TUSP

dezembro 02, 2014

 
 
 
 
 
 
 



Programa TUSP de Leituras Públicas Ciclo XII
 
O Programa de Leituras Públicas faz parte dos Núcleos de Experiência e Apreciação Teatral do TUSP e propõe, a cada ciclo, a leitura de peças de diferentes autores pelos presentes em encontros abertos com a mediação da equipe artística do TUSP.
 
"A Multidão Protagonista"
 
Neste Ciclo XII "A Multidão Protagonista" selecionamos textos que denunciam situações de opressão onde a luta de classes ganha corpo, com o coletivo - ou o indivíduo - decide tomar as rédeas de seu próprio destino. Seja personificado por um grupo ou por uma única figura que representa o lado até então mais fraco da corda, o protagonista destes textos traz a tona a desigualdade, revolta e a necessidade de transformação. Desenvolvemos esta atividade entre outubro e dezembro nas cidades de São Paulo, Piracicaba, São Carlos e Ribeirão Preto.
 
Agente Mediador: Otacílio Alacran
Bolsista Aprender com Cultura e Extensão: William Santana Santos
 
 Textos de dezembro:
 
 01. 12 - Santa Joana dos Matadouros, de Bertolt Brecht (1929-31/1959)

Sinopse: A peça trata sobre Joana Dark, uma moça pobre que pertence a uma organização evangélica inspirada no Exército da Salvação. Tentando aliviar a miséria dos trabalhadores dos matadouros de Chicago, ela descobre que o desemprego e a miséria são causados pelo comércio da carne enlatada. Pode-se dizer que a peça, na época, foi uma análise crítica sobre a crise econômica de 1929.
 
 08. 12 - “Terror e Miséria no Terceiro Reich”, de Bertolt Brecht (1935-38)
Sinopse: Ambientada na Alemanha Nazista, a peça traz episódios curtos de histórias que tratam sobre a brutalidade do homem nazista, o medo da traição, a desconfiança da própria família, o embate com adversários, a Juventude Hitlerista, os campos de concentração, o Serviço de Inverno, a possibilidade da guerra.

0 comentários:

Postar um comentário

 

© 2013 Biblioteca Infantojuvenil Monteiro Lobato. Traduzido Por: Template Para Blog - Designed by Templateism

Back To Top